sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Caminhar na levada de água da Lousã

Uma levada de água escondida a meio de uma encosta, num vale tão bem conservado é uma pedra preciosa na Lousã. Ainda por cima, água sempre foi um recurso precioso em qualquer parte do mundo e aqui não é excepção.


Neste caso a importância da água fica acrescida pela sua capacidade de gerar eletricidade através da força que exerce ao cair de certa altura. Mas para que tal aconeteça foi necessário construir uma levada por onde a água pudesse fluir mas sem perder grande altitude.
O resultado foi uma levada de água com cerca de 2Km ao logo do vale e com um zona lateral que permite caminhar.
Como aceder a esta levada de água? (opções)
  1. A partir da Senhora de Piedade (Lousã) encontramos um pequeno trilho que nos leva ao Talasnal. Nesta aldeia podemos provar um pequeno bolo chamado Talasnico e depois encontrar um trilho que desce em direção ao vale. O trilho mencionado terminará uns 150m antes de chegar à levada de água pelo que será necessário abrir caminho através da vegetação. Descendo sempre encontra-se a levada de água e com um passo mais largo conseguimos passar para o lado onde podemos caminhar e esse é o caminho que nos levará ao ponto de partida.
  2. Há uma entrada para a levada na EN236 mais precisamente em N40° 05.470' W8° 12.814'. Da Lousã até ao local pode-se usar um táxi e o regresso será caminhando na levada de água.
Divirtam-se.
David Monteiro