terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Caminhando e fotografando nos Picos da Europa, Espanha

Dá-me especial prazer escrever e fotografar caminhadas que normalmente não são mencionadas em livros e revistas de viagens. É como descobrir um pequeno mundo e partilha-lo.

São raras as menções que vi em livros e revistas sobre o percurso de Bulnes la villa até Sotres o que é pena porque é um trajeto que para mim tem um encanto peculiar: dá-nos a oportunidade de três fotografias paisagísticas fabulosas … bom, oportunidade é uma coisa, conseguir as fotos que queremos é outro assunto. No meu caso, estando com clientes não é o meu momento pelo que ainda terei que aqui voltar sozinho especificamente para fotografar.
O percurso tem 9,5 Km de distância com um desnível positivo acumulado de 850 m e 450 m de descidas. Portando um percurso moderado em termos de dificuldade física.
Começamos a caminhar em Bulnes la villa e é aqui mesmo que surge a primeira oportunidade de fotografia.
Map Bulnes to Sotres
1ª fotografia – Pernoitar em Bulnes la villa e ao cair da noite acendem-se as luzes desta pequena localidade … atenção, escurece mesmo muito rápido porque as montanhas vão bloquear a luz do sol … o cenário é tremendo … a partir daqui é contigo, só dou a ideia :)
2ª fotografia – Ao final da grande subida em direção a Sotres teremos o Naranjo de Bulnes ao lado direito, majestoso maciço calcário com os seus 2519 m. A meio do dia é quando está melhor iluminado, a cor dourada que se vê em algumas fotografias é melhor conseguida de outro local e será tema de outro texto.
3ª fotografia – Quase a chegar a Sotres encontramos Moyeyeres, um "invernadero", um conjunto de pequenas edificações destinadas a resguardar o gado durante o inverno. De longe parece uma aldeia mas quando nos aproximamos vemos que não pode ser para uso humano.
Ficam as sugestões de fotografia e eu continuarei a procurar os momentos perfeitos para as fazer.
Divirtam-se.
David Monteiro