quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Caminhando entre Lagos e Burgau

A costa algarvia é formada por areia compacta. Claro que sei esta é uma forma tosca de fazer referência a esta formação rochosa mas dou mais vantagem à explicação desta caminhada entre Lagos e Burgau.


Esta areia de cor amarelada combina na perfeição com as restantes cores quentes da paisagem. É como se fosse um quadro em que o artista nos quer transportar para finais de dia de verão mas com toda a perfeição que só a Natureza consegue.
O trilho de 15Km que liga Lagos a Burgau segue sempre pela costa, sem grande desnível, é excelente como caminhada tranquila.
Para além de uma paisagem de mar fantástica, nesta caminhada há outros atrativos tal como:
  • Farol da Ponta da Piedade em Lagos;
  • As grutas na Ponta da Piedade;
  • As ruínas romanas da Praia da Luz;
  • A vista de mar das arribas.
No entanto, há algo que é curioso de observar: poucos são os portugueses que encontraremos a caminhar ao longo de todo o percurso.
Confesso que sempre olhei para a costa algarvia sem ver qualquer interesse para caminhar, a minha cabeça estava sempre em montanhas que apresentavam algum tipo de dificuldade.
Tive que conduzir um grupo alargado de caminhantes ingleses por estes trilho, aproveitei para conhecer com detalhe a costa do Barlavento algarvio e adorei, daí que irei repetir estas caminhadas quando tiver oportunidade.
À travessia do Algarve em bicicleta que já faço com regularidade agora junto um grupo de caminhadas fabulosas ao portfolio.
Boa caminhada.
David Monteiro
Enviar um comentário