sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Trekking na zona do Lago Negro, Pirenéus, Espanha

Uma das rotas de trekking em Aigüestortes, Catalunha, passa pelo Lago Negro (Lac Negre) onde estas fotografias foram conseguidas.


Uma paisagem pode ficar na nossa memória por muitas razões. Por ser uma paisagem extraordinária é, naturalmente, uma das razões mas no caso do Lac Negre há outras razões que ainda ando a tentar encontrar.
O Lac Negre (Lago Negro) é um dos 200 lagos do Parque Nacional de Aigüestortes, na Catalunha, localiza-se aqui e faz parte de uma rota de trekking onde costumo ir com clientes.
O nome do lago associa-se com a sua cor negra provocada por uns limos, a cor escura do granito e pelo facto de não ter luz que o clareie.
O local mais próximo para estacionar o carro e aceder ao lago é a Barragem de Cavallers aqui desde onde parte um trilho que bordeia a margem direita do rio em sentido ascendente.
Ao lado do lago há um refúgio de montanha que pode ser utilizado para passar a noite ou simplesmente tomar uma cerveja depois da caminhada, é o Refúgio Ventosa i Calvell.
O melhor momento para fotografar este local é o nascer do sol. Não sendo uma novidade para fotógrafos, ajuda a decidir se estamos indecisos entre o nascer ou por-do-sol que torna toda a paisagem um pouco "flat".
Estando em tour com clientes, não é o meu momento de fotografar pelo que nunca disponho de muito tempo e, o ter que acordar assim tão cedo é sempre penalizador para o resto do dia porque fico cansado mais cedo mas neste caso vale a pena.
Durante alguns anos passei aqui exatamente na mesma altura do ano, início de Junho quando abrem os refúgios e a paisagem é tão diferente de ano para ano que nem parece o mesmo local.
Mochila às costas e vamos lá :)
David Monteiro
Enviar um comentário