terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Caminhada do Forte do Guincho ao Cabo da Roca

O trilho que une o Forte do Guincho ao Cabo da Roca é um clássico das caminhadas nos arredores de Lisboa.


Não há organização (empresas, associações, grupos informais, et, etc) que não o tenha feito.
É um trilho fabuloso, daqueles que não nos cansamos de repetir e que tem os seus encantos próprios dependendo da época do ano em que o percorremos.
Lembro-me perfeitamente da primeira vez que o fiz, foi em Junho de 2000, o dia mais quente desse ano … bom, até pode não ter sido mas foi a sensação que tive nessa altura.
Do Forte do Guincho ao Cabo da Roca são 8Km com 830m de desnivel positivo. Naturalmente o comprimento e o desnível do dependem sempre de qual o percurso exato que façamos, dado que ao longo do traçado existem muitas opções.
Map-Guincho-Cape-Roca
Sendo um percurso de travessia tem sempre o problema do regresso ao ponto de partida e aí começam a surgir as pequenas complicações, os carros de um lado para trazer os condutores, o autocarro às horas estranhas, o táxi e acredito que um conjunto de outras alternativas já se colocaram.
Há sempre a possibilidade de regressar caminhando, já que a paisagem será totalmente diferente. O regresso é como um novo percurso.
Atenção que depende sempre do grupo em que estamos inseridos já que só o percurso para um dos lados pode ser considerado como de dificuldade moderada o que fazendo-o para ambos os lados já o poderemos classificar de difícil.
Seja como for, de uma maneira ou de outra, é um trilho que o faço sempre de cara alegre e que seguramente em breve irei repetir.
Carpe diem.
David Monteiro
Enviar um comentário