terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Atividades de montanha na Serra de Gredos, Espanha

A serra de Gredos, em Espanha, é uma zona muito interessante para ir caminhar ou fazer outras atividades de montanha.


A 110 Km a noroeste de Madrid está o cenário montanhoso do livro "por quem os sinos dobram" de Ernest Hemingway.
Quando li o livro teria eu 18 anos, talvez, e estava longe de pensar que algum dia viria a conhecer o local mas marcou-me o romance do narrador com a Maria, a ideia da terra tremer quando fizeram amor, a imagem forte de Pilar e toda a descrição das montanhas severas e agrestes que são as da Serra de Gredos.
A paisagem de Gredos assemelha-se muito à paisagem alpina com as suas agulhas graníticas e cumes nevados.
Não consigo ter de memória a quantidade de vezes que visitei este cenário com clientes mas foram bastantes e quase sempre de inverno, de modo que a imagem mais forte que tenho é da neve e não tanto do espaço verde que estes vales também têm após o degelo.
Há uma caminhada simples e muito interessante que é acessível a quase todas as pessoas quer de verão ou inverno, refiro-me ao percurso que vai da Plataforma ao Refugio Elola. Espetacular trilho para uma incursão na montanha, não é só para atletas e sem grande risco.
É impossível deixar de notar o pico Almanzor com 2,592 m (8,504 ft), o ponto mais alto da serra. Chegar a este cume já é outro assunto e há que ter apoio especializado por isso não arrisque e contrate um guia.
Já aqui estive muitas vezes fazendo percursos muito diversificados e esta serra nunca para de me surpreender das mais diversas formas e assim vou acumulando histórias que a seu tempo irei partilhar.
Naturalmente, este é só um texto introdutório sobre Gredos … a história não acabará aqui.
Divirtam-se.
David Monteiro
Enviar um comentário